Jul 18, 2011

Sobre a Vida, o Negócio, o Universo e Tudo Mais!

No meio do nada, quando o nada, nem o tudo, nem o tempo, nem o espaço existiam, tinha um Negócio. Um Negócio que por algum motivo que se perdeu na imensidão da inexistência, resolveu explodir. Tipo muito. Tipo BIG. Tipo BANG. Só que sem som. E pequeno. E virou gigante. Explodiu em zilhocentos pedaços de átomos, nêutrons, prótons, notas musicais, matéria negra, energia negra, Freddie Mercury e na moedinha número 1 do Tio Patinhas. Passaram-se zilhocentos anos de loucura de explosão, e o pessoal ainda tava explodindo, viajando, procurando um lugar pra ser alguma coisa nessa vida. Pra ser alguma vida. Um pessoal virou estrela. Outro pessoal virou planeta. E a festa toda chamada Universo foi esfriando. E um pessoal resolveu formar bolas de fogo que atraiam outras rochas pra perto. E num canto da festa surgiu a panelinha da Via Láctea e o Sol. E numa das rochas que estava nas redondezas tinha um pessoal empolgado. Esse pessoal revolveu se juntar. Formar um núcleo. Formar uma baguncinha em volta. Formar uma célula. E de repente estavam lá os dinossauros. E de repente estava lá um espermatozóide procurando um óvulo. E de repente estava lá você. Esse pessoal passou quilhocentos bilhões de anos nessa festa, nessa luta, nessa gana, pra você nascer e ter como objetivo de vida estar em frente a TV amanhã no horário da novela. Vou te contar que antes da festa começar, todo mundo aqui, e todo o resto do universo era a mesma coisa. Era O Negócio. Você é um pedaço Do Negócio que resolveu querer ver TV. Tem um outro irmão seu, pedaço Do Negócio, que é um cometa, e tá viajando por ai, por todo esse universo, doidão, locão, brilhando e inspirando um monte de outros pedacinhos.

Me disseram que eu não tenho que me preocupar se você quer é ver novela, e eu concordo, tudo bem, pode ir lá. Mas é que eu fico louca com essa coisa gigante espalhada aí fora e eu não poder conhecer tudo. É muita festa pra pouca vida. É tipo se sentir um micróbio cósmico. Mas poxa. Só aqui nesse pedaço de festa já tem TANTA coisa pra se conhecer. Tanta gente, tanta cultura, tanta história, tanta música, tanto vestido, tando castelo pra invadir, tanta grama pra rolar, tanto desespero pra sentir, tanto amor pra se viver, tanta coisa que eu não sei ainda porque eu to aqui parada, com a bunda grudada em frente o computador ao invés da TV. Como pode?

Não pode!


Me desculpe a bíblia e Deus com sua criação na base da varinha mágica, mas eu acho esse tal do Big Bang muito mais mágico e bonito. Talvez Douglas Adams foi o cara mesmo em sua teoria de que quando alguém descobrisse pra que serve o Universo ele ia explodir e virar uma coisa mais maluca e inexplicável ainda. As vezes O Negócio era o universo de antes. Não sei. E nem vou descobrir, porque sou um reles pedaço Do Negócio que não consegue usar nem 25% da massa cerebral. E eu tenho essa urgência martelando no meu hipotálamo (NOSSUINHORA fui brega) me mandando parar de pensar e ir viver. Sou dessa turma que vai no instinto. Que se foda ISO, Abertura, Lentes, Velocidade, Filtro, e o diaboaquatro, eu quero é clicar em todos os botões até sair o melhor resultado pra uma fotografia. Porque no meio dos erros tem muita coisa bonita também. Eu quero é botar o pé na estrada e ir viver um dia de cada vez morrendo de medo de não ter um plano pro dia seguinte, mas dormir cansada e realizada de ter tido um dia FODA. O mundo aqui em volta anda quadradão demais. Eu quero falar "A" e que alguém me acompanhe dizendo "YES A!!! E quem sabe o A não pode virar um A Evoluído se B C e D". Mas quando eu falo "A!!!!!!" as únicas coisas que ando escutando são "Por que A? / O que é A? Qual o potencial de A? / Mas por que não Z?". Se O Negócio fosse ficar pensando se Big Bang era o caminho pro sucesso ele ia tá lá parado até hoje no meio do treco que nem era nada, nem tudo.


Faz mais de 5 anos que meus pais disseran: "Mônica, tenha um plano antes de não ter um plano." Pois bem. Meu plano pro ano que vem é não ter um plano. E isso me deixa absurdamente mais aterrorizada do que pensar se vou conseguir arranjar um emprego. E me deixa milhões de vezes mais excitada do que uma oferta de emprego. E DEPOIS? Eu não sei. Mas aposto que o pessoal da festa do Big Bang não sabia também, e olha, eles até que tão conseguindo fazer um Novo Negócio bem bonito!


E que você, que também sente essas urgências de vez em quando, não deixe isso morrer. Que a gente corra no escuro de madrugada por motivo nenhum, que a gente invente brincadeiras malucas na hora de ir embora só pra enrolar uma despedida, que a gente resolva sair pra comer as 4h da manhã, que a gente escreva cartas pro futuro, que a gente acredite em Deus ou acredite no Big Bang, mas acredite em alguma coisa que nos inspire a querer mais ao invés de viver por comodismo. Que acabe esse desânimo. Que a gente honre O Negócio e faça coisas bonitas também, mesmo que ninguém entenda, mas que faça sentido pra você. Que a gente pegue o carro e mude a direção, caia na estrada ao invés de cair no centro da cidade, e vá pra primeira cidade que der vontade de conhecer. Ou só dirija até ver o Sol se escondendo nesse horizonte gigante, pra admirar toda essa bagunça que tá rolando aí no céu! Pra quando chegar a hora de dar tchau, não bater aquele desespero de último dia de férias mal vividas.
Manifestações
3 Manifestações

3 almas se manisfestaram.:

ISSA said...

Ri alto na linha5. E bebi o texto, como sempre. uma delícia.

Jucelén said...

Nika e seus Oompa-Loompas cerebrais :P Curti demais o texto! ^^ Essa seriedade cômica do assunto me dá um Negócio, inegociável rsrs bju!

Supralux said...

Minha nossa. Estava intrigada pra descobrir o motivo de tamanha reflexão sobre a origem da vida e todos seus percalços... o que foi bem justificado ao final: fim de férias. E ainda por cima, "mal vividas".

Guentae, tá quase acabando né!

;D