Dec 25, 2011

Prefácio


Henry Miller disse que a melhor forma de se esquecer uma coisa é a transformando em literatura. Tentei. Não deu. Mas recentemente no meio do ápice do meu sono insone (o qual quando acho que me livrei, me deparo com um relógio marcando 4h da manhã), bem naquele momento que você engana a tal da insônia e consegue adormecer as 10 da manhã durante a digestão do café da manhã, o telefone tocou.

Acordei insanamente ansiosa (e diga adeus ao sono) pensando que era o Correio ligando. Quando alcanço o telefone, ele pára (2ª Lei de Murphy para Insones). Sem nem 1 segundo pra lamentar o ocorrido, meu celular começa a gritar versos românticos sobre a mulher que tinha gonorréia, lá no meu quarto. O celular que estava no meu quarto, não a mulher com gonorréia. Novamente insana, corro achando que era o Correio. E quando vejo quem é, perco qualquer chance de voltar a dormir algum dia.

Uma ligação rápida e objetiva. Dizendo que achava mesmo que eu deveria escrever um livro. Sem entender nada eu disse: "Mas eu já escrevi!" - "Não vale. Dessa vez tem que ser pro mundo todo ler." 


Verdade seja dita sobre escrever um livro: These Words I Write Keep Me From Total Madness.

Então pensando bem, talvez seja hora de escrever o meu 3,5º livro (0,5º porque um foi interrompido pela minha incapacidade de realizar cálculos complexos da distorção do tempo na dimensão do espaço). Não que eu ache que desta vez ele vai ser público. Não que eu ache que vá conseguir esquecer alguma coisa. Não que eu vá tentar aprender cálculos complexos sobre o espaço-tempo. É que descobri, para a infelicidade de Henry Miller, que ao transformar alguma coisa em literatura, a gente não apaga ela. Muito pelo contrário, a gente eterniza ela.

E a eternidade sabe o quanto eu estou precisando de uma terapia pra aliviar minha cabeça de toda essa coisa de não pirar de uma vez. Esse negócio de pirar aos poucos tá me deixando maluca. E a eternidade distorcida no espaço-tempo tem dessas coisas.

Acho que antecipei um Auto-Prefácio...
Manifestações
2 Manifestações

2 almas se manisfestaram.:

Anonymous said...

Poxa, e quem era no telefone, no fim das contas?

nika fadul. said...

Jo Soares!